DICAS
Hoje em dia é muito comum os pediatras recomendarem que se faça a higienização dos dentes das crianças e bebês com pasta de dente sem flúor.
Esta recomendação é fundamentada no fato das crianças não conseguirem cuspir a pasta! No entanto a ABOPREV (Associação Brasileira de Odontologia de Promoção de Saúde) e a ADA (American Dental Association), recomendam que a pasta utilizada seja, para a surpresa de quase todos os papais e mamães de plantão (e não duvido muito, para a surpresa de muitos pediatras), COM FLÚOR, assim que os primeiros dentinhos nasçam. A questão maior é sobre a quantidade que deve ser colocada na escova de dente!
Nada de colocar aquele monte de pasta de dente como nos comerciais. A quantidade é equivalente a um grão de arroz cru, duas vezes ao dia até os 3 anos de idade e a pasta deve ser de no mínimo 1000 ppm de flúor.
A quantidade é mesmo bem pequena, para evitar que as crianças desenvolvam fluorose que é um tipo de defeito no esmalte que pode provocar manchas esbranquiçadas ou acastanhadas, devido ao excesso de ingestão de flúor.
Fonte:
Nossa nova colaboradora:
Dra. Cristiane Satomi Sakamoto
Cirurgiã dentista com consultório em São Paulo, especializada em reabilitação oral e mãe do Felipe de um ano e quatro meses!
© 2008 Anjos Redes de Proteção - Jorge Renault Consultoria & Comunicação