DICAS
Venho acompanhando com atenção as ultimas descobertas sobre a interação crianças / tecnologia e uma matéria no R7 me chamou a atenção: O aparecimento de inúmeros casos em que os pais chegam a suspeitar que os filhos são autistas, sem perceber que o uso prolongado de tablets, joguinhos eletrônicos e celulares é que está dificultando o desenvolvimento da comunicação das crianças.
A fonoaudióloga Maria Lúcia Novaes Menezes alerta que a cada ano percebe-se que aumenta o número de crianças com menos de três anos de idade fazendo uso de tablets e Isso tem prejudicado o desenvolvimento da linguagem e, principalmente, da socialização.
O que se percebe é que o tablet, utilizado por longo tempo, retira do contexto da criança esse contato fundamental para a socialização, causando um prejuízo no desenvolvimento das habilidades humanas que dependem da socialização, do envolvimento com o outro, prejudicando o desenvolvimento da socialização e do aprendizado que depende de experiências com o mundo à sua volta.
Neste ponto, nos perguntamos: O que os pais devem fazer para evitar problemas desse tipo, numa época em que os tablets estão em todos os lugares?
Bom, a primeira ideia que me vem é também a mais simples: Atenção! Simples assim: Darmos realmente mais atenção aos nossos filhos. Ler histórias, brincar, porém sem a interferência do universo eletrônico. Estamos falando de crianças ainda pequenas, pequenos cérebros em formação com muita facilidade de deixar a fantasia fluir livremente!!
Abram novas portas, mostrem novos campos, relembrem histórias e brincadeiras que ficaram lá atrás, perdidas em nossas memórias. Inventem, não tenham medo de parecer meio bobos, pois é justamente nestes momentos que se formam grandes e fortes elos entre pais e filhos, nestes pequeninos momentos em que ambos podem parecer bobos, mas a cumplicidade é o grande presente.
Vamos tentar?
Fonte:
Helena Jorge
Entreterimento R7 - André Barcinski
© 2008 Anjos Redes de Proteção - Jorge Renault Consultoria & Comunicação